Páginas

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Guerra pela audiência



A Rede Record e a Rede Globo trocaram acusações ao mesmo tempo na noite desta quarta-feira durante seus principais telejornais. Enquanto o Jornal Nacional voltava a dar espaço para as denúncias contra o bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, o Jornal da Record buscou elementos na história para criticar a concorrente, afirmando que a emissora da família Marinho sente sua audiência ameaçada.


O Jornal Nacional abriu sua edição com a notícia de que o Ministério Público de São Paulo pedirá ajuda internacional para rastrear movimentações financeiras na investigação contra Edir Macedo. O telejornal mostrou uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo segundo a qual dinheiro dos fiéis da Igreja Universal era desviado para a compra de empresas de comunicação. A Globo utilizou várias imagens de arquivo de fiéis doando dinheiro em cultos da Universal.


Já o telejornal da emissora de Edir Macedo segurou a reportagem sobre a Rede Globo, levando-a ao ar instantes depois do início do Jornal Nacional. A reportagem classificou a TV Globo como tendenciosa e afirmou que a emissora "nasceu de uma ação ilícita de um governo ditatorial". A TV do bispo da Universal também disse que a concorrente manipulou o processo eleitoral em 1989 ao editar um debate entre os então candidatos Fernando Collor de Melo e Luiz Inácio Lula da Silva.


A Record também citou o caso da Proconsult - tentativa de fraude para evitar que Leonel Brizola (PDT) ganhasse as eleições para o governo do Rio de Janeiro - e afirmou que a emissora de Roberto Marinho apoiou o regime militar. Para os ataques, a reportagem utilizou até mesmo uma fala de Brizola e um direito de resposta do ex-governador morto em 2004, lido pelo apresentador Cid Moreira no Jornal Nacional.


A troca de acusações partiu da notícia veiculada ontem de que a Justiça de São Paulo acatou denúncia contra Edir Macedo e outras oito pessoas. A Record disse que a TV Globo deu muito espaço para a notícia. Segundo a emissora de Edir Macedo, a reportagem da Globo tinha 10 minutos de duração, contra quatro minutos do SBT e dois da TV Bandeirantes.








NOTA DA GLOBO , via Terra Magazine


"A TV GLOBO deu à ação criminal contra Edir Macedo e outros nove denunciados ligados a ele, acusados de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, tratamento, em termos televisivos, absolutamente equivalente ao que deram ao mesmo assunto grandes jornais da mídia impressa do país. A Folha de S. Paulo, a primeira a dar a notícia junto com o jornal O Globo, deu o caso em manchete de primeira página, em seis medidas e duas páginas internas. O Estado de S. Paulo deu uma página e meia na quarta e duas páginas hoje, sempre com chamadas na primeira. Além disso, as acusações foram destaque em grandes jornais dos cinco continentes, o que revela a relevância do tema.




O JN, no primeiro dia, deu dez minutos ao assunto, mas, destes, dois minutos foram dedicados ao advogado dos réus, Arthur Lavigne. Apenas a título de comparação, no último caso de expressão nacional envolvendo lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, o tempo foi semelhante, levemente maior. O JN dedicou 12 minutos ao caso Opportunity, quando este veio à tona em 8/7/2008. A TV GLOBO faz jornalismo. Isso pode incomodar a quem se vê com problemas com a Justiça, mas é um serviço indispensável ao público. Central de Globo de Comunicação."


NOTA DA RECORD, via Terra Magazine

"Nada é mais concreto em nossa resposta do que as acusações já terem sido arquivadas na Justiça Federal.
A Record só se posicionou depois de ter visto uma matéria de onze minutos na Globo dois dias depois que a denúncia aconteceu.
Em relação aos ataques que a Globo nos tem feito, continuaremos respondendo. Não estamos atacando ninguém, abrimos espaço para responder às acusações e estamos respondendo concretamente a elas, até porque foi tudo arquivado na Justiça Federal.
A Globo usa o seu arquivo para nos atacar. Nós usamos o nosso arquivo para responder".


NOTA DO BLOG*

Não é segredo pra ninguém que há muito tempo vem acontecendo uma "guerra" entre as duas maiores emissoras do país. O problema é que, ao contrário do que muita gente pensa, essa não é uma guerra religiosa. As próprias emissoras a faz parecer, obviamente que isso torna bem mais fácil conseguir adeptos para o seu lado, mas na real, isso não passa de um subterfúgio para o motivo real da briga, que é a audiência.
É notório que existe muita falcatrua nesse meio televisivo, assim como existe no senado federal, na prefeitura da sua cidade, enfim em qualquer lugar onde corre muita grana, ou vocês acham que uma empresa que movimenta bilhões consegue levantar esse montante somente com doações de fieis, ou patrocínios?
A Globo está perdendo seus artistas, está perdendo audiência, perdeu o direito de transmitir os maiores eventos esportivos mundiais, como a Copa do Mundo na África do Sul e as próximas olimpíadas, e principalmente, está perdendo DINHEIRO.
Eu não estou criticando a Globo, muito menos a Record, mas acho que nessa briga, quem tem mais a ganhar somos nós, telespectadores, que éramos obrigados a assistir a programas de péssima qualidade e agora com a concorrência forte, a tendência é que o nível melhore.
Alguns de vocês podem estar pensando que eu como católico, deveria tomar partido da Globo, porque o bispo chutou a santa e blá blá blá, mas como eu já falei: essa guerra não é minha, aliás, essa guerra não é nossa, mas do jeito que a coisa anda, eles vão acabar transformando isso em uma guerra religiosa, e eles têm influência para tanto, onde evangélicos vão tomar raiva de católicos e católicos vão odiar evangélicos.
Mas enfim, essa novela não acabar agora, entao preparem-se para as cenas dos próximos capítulos.
*Apenas o que está escrito nesta nota é minha opinião. Os outros conteúdos são artigos editados de outros sites que você pode verificar clicando nos links das manchetes.
Mais novidades, vocês verão aqui.
Querem opinar, criticar, ou fazer qualquer coisa? já sabem: Comentários

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é o termômetro do blog e você pode ajudar a melhorá-lo. Gostou da postagem? Comente.
Por ora, estão suspensos os comentários anônimos. Para fazer um comentário, é necessário estar logado em sua conta google (hotmail, gmail, etc.).