Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Marcha das Vagabundas, você vai?


"As estudantes devem parar de ir à aula vestidas como "vagabundas", para evitar casos de assédio sexual".  Essa frase foi de Michael Sanguinetti, um policial canadense, que tentou explicar os vários casos de estupro que vinham ocorrendo na cidade.

O que Michael não imaginava era que sua frase geraria uma revolta nas mulheres do mundo todo a ponto de criarem a "Marcha das Vagabundas" (SlutWalk), um movimento onde as mulheres devem ir às ruas vestidas de modo provocante, com o objetivo de mostrar a todos a cultura de que a própria vítima do estupro é a culpada pela violência.

Marcha das Vagabundas em Boston (EUA), no último dia 07. Fonte: UOL
No Brasil, a primeira Marcha das Vagabundas ocorrerá neste sábado, em são Paulo (já há organizações para outras cidades, como Belo Horizonte e Brasília), a partir das 14 horas.

Clique na imagem para ver a notícia original

Solange De-Ré é uma das organizadoras do evento e diz que "muitos homens chamam as mulheres de gostosas na rua, se não olhamos, logo nos chamam de vagabunda. O Brasil é um país machista”.

Solange De4 De-Ré, uma das organizadoras do evento

A manifestação já conta com mais de 4 mil participantes confirmados pelo facebook. Segundo a organização do evento, as mulheres não precisam comparecer vestidas com roupas curtas. “Devem ir como se sentirem melhor. Não é um concurso de miss ou festa à fantasia. O corpo é seu e você faz o que quiser com ele”, diz Solange.

Entretanto, só há uma regra para participar: Mulheres com cara de santinha não entram.
E você, vai participar?


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. vc e ridiculo, olha como vc tinha escrito o nome debaixo da foto

    ResponderExcluir

Sua opinião é o termômetro do blog e você pode ajudar a melhorá-lo. Gostou da postagem? Comente.
Por ora, estão suspensos os comentários anônimos. Para fazer um comentário, é necessário estar logado em sua conta google (hotmail, gmail, etc.).