Páginas

sábado, 1 de maio de 2010

1º de Maio - Dia do Descanso




O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho



************

O Guiblogado não podia deixar de fazer um post em homenagem ao Dia dos Trabalhadores que tanto fortalecem a economia e ajudam o país a crescer, e que na verdade deveria se chamar Dia do Descanso, já que é feriado.


É uma pena que este dia, mesmo que reconhecido não seja valorizado. O Brasil, ao que me parece está no caminho, mas ainda falta muito para que o dia 1º de Maio seja um dia de homenagens e não apenas um dia a mais que o trabalhador tenha para descansar.


É preciso olhar não somente para o futuro, mas dar subsídios hoje para que o trabalhador possa proporcionar uma vida digna a sua família e ter motivação para sair de casa e enfrentar um dia duro de trabalho.


Para vocês, que são trabalhadores, os que ainda vão ser ou os que só dão trabalho, o Guiblogado deseja um...

Agora vou descansar, Xau!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é o termômetro do blog e você pode ajudar a melhorá-lo. Gostou da postagem? Comente.
Por ora, estão suspensos os comentários anônimos. Para fazer um comentário, é necessário estar logado em sua conta google (hotmail, gmail, etc.).