Páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Acabou o campeonato? Parece que sim

Mais uma vez o campeonato me parece que vai ser decidido mais fora que dentro de campo, (assim como já fora o título do Corinthians de 2005, ou o do São Paulo do ano passado, lembram?). Vamos analisar a trajetória dos times e ver como o título foi gradativamente chegando perto da gávea.

Pra começar, vamos falar sobre a dupla carioca ameçada pela rebaixamento:

Botafogo

Nunca vi um time tão azarado quanto o Alvinegro. Como o Fluminense tinha uma missão praticamente impossível que era escapar do rebaixamento, o Botafogo mesmo com um time limitado não pensou que correria risco tão grande. E agora, que ironia: o Botafogo, além de vencer o Palmeiras no Engenhão precisa que o Fluminense vença o Coritiba para que ele possa escapar. É azar ou não é?



Fluminense

O tricolor, ao contrário do Botafogo deu sorte na hora certa. Na sua volta aos gramados, o Fred trouxe consigo não somente a sua boa forma e faro de gol, mas principalmente a auto-estima dos jogadores, que aliados ao apoio da torcida fizeram uma grande campanha no 2º turno digna de time campeão.




Agora a parte de cima da tabela:


Atlético Mineiro

O Atlético estava em festa. Passou o campeonato praticamente todo na zona da Libertadores, melhor, brigando rodada a rodada pela liderança, aí veio o 'Complexo de time pequeno' que o persegue no final e o Galo provavelmente vai ficar fora da Libertadores.



Palmeiras


Outro que deixou a desejar no Brasileirão. teve a chance de abrir até 08 pontos de vantagem sobre o 2º colocado, teve jogadores convocados, enfim, um time montado para vencer, mas aí apareceu o senador começou a ter problemas com o Luxemburgo (que fez mandinga, tenho certeza), depois quando o time embalou novamente, demitiu o técnico Jorginho para contratar o Muricy. Com a responsabilidade, as grandes estrelas começaram a se esconder, e deixaram de ganhar pontos considerados 'fáceis' para manter a regularidade e conquistar o título, depois de 15 anos.



Internacional


Quase. Essa é a palavra que define a campanha do Inter em campeonatos brasileiros nestes últimos anos. O título mundial e outros títulos conquistados deram um alento à torcida colorada que não vê um título brasileiro desde 79. O problema é que o Inter dá sempre o azar de ter pela frente o Corinthians, rei das malas: branca e preta. E o pior é que nesse ano o estrago foi pior: o Corinthians, o Flamengo (xodó da Globo) e o Grêmio (eterno rival). Algum colorado achou mesmo que o Corinthians ia jogar para vencer o Flamengo e dar o título pro São Paulo? Ou ainda que o Grêmio vá fazer algum esforço para pelo menos empatar com o Flamengo e ver o colorado campeão e fazendo gozação? É óbvio que não.




São Paulo


Agora não adianta chorar. Entrou em campo contra o Goiás achando que, porque eles atrapalharam o Flamengo iam dar uma força e amolecer o jogo? Ledo engano. O Goiás jogou muita bola e mostrou que 'salto alto' (redundância em se tratando de São Paulo) não ganha jogo. Se bem que os 'superiores' do STJD suspenderam 3 dos mais importantes do tricolor e ainda o mando de campo para o último jogo (já recuperado).


Tudo isso pode ter afetado o psicológico dos atletas que mesmo contra a maré chegaram na penúltima rodada em plenas condições de ser campeão, já que dependia só dele para ser campeão pela quarta vez seguida. Caiu para a 4ª posição.




Flamengo e Corinthians


Assim que a chuva deu uma paradinha, peguei a moto e fui lá no Bar do Juriti assistir ao jogo. Já sabia que ia estar lotado de urubus e teria um ou outro corinthiano (inclusive um foi embora já no intervalo - não aguentou a pressão), mas no final fiquei com muita vergonha, não por mim, mas por um time que se humilhou na frente de um Brasil inteiro.

Apesar de muitos torcedores quererem que o time jogasse com dignidade, o que se viu foi uma armação sem tamanho para detonar o São Paulo, a começar pelo Ronaldo, que inventou uma contusão e ficou em campo 24 minutos e queimou uma substituição do Mano Menezes (que por sinal queria ganhar o jogo). Ora Ronaldo, se não queria jogar, que desse a vaga para outro. Se bem que quem substituiu o Ronaldo foi o Souza, outro flamenguista. É, não tinha jeito mesmo, o circo já tava armado.

Tanto é verdade que o jornal oficial do Corinthians estampou na capa de hoje o que todos já sabíamos: Doce Derrota, veja aqui. Até aí tudo bem. Cada um colhe o que plantou e se o São Paulo tivesse vencido o Goiás, estaria pouco se lixando para esse resultado, já que faz o último jogo no Morumbi contra o lanterna Sport.



A questão maior é que será que o Corinthians esqueceu que esse mesmo Flamengo, que se autointitulou seu co-irmão, deu-lhe uma patacada no Maracanã com um jogador cedido pelo próprio Corinthians (Roger) quando o Timão mais precisava de ajuda antes de ser rebaixado para a 2ª divisão, em 2007? Parece que sim.

Para finalizar, além das bobagens feitas pelos times (cavalos paraguaios) que estiveram sempre na briga pelo título, a ajuda da Globo nos bastidores ao seu xodó sempre é bem-vinda.

É claro que o Flamengo não chegaria na última rodada com chances reais de conquistar seu 5º Brasileiro (fontes da CBF), apenas com ajudas externas. O time atual do Flamengo não é ruim e alguns jogadores se superaram e fizeram grandes jogos. Mas dentre as grandes estrelas, como Petkovic, Adriano ou o goleiro Bruno, na minha opinião, o jogador que mais se destacou foi o volante Wilians, o 'roubador de bola', como diria o fã número 01 do Flamengo, o narrador Luís Roberto, da Globo.

PS: Eu juro que procurei uma foto legal para ilustrar o post sobre o Flamengo, mas a melhor que encontrei foi esta.

Campeonato Brasileiro praticamente decidido, mas como está acontecendo tantas surpresas, vamos esperar a última rodada, porque...

Para algumas coisas que não mudam nunca, só nos resta fazer essa cara.


Quer deixar sua opinião? O espaço está aberto. Sõ não pode xingar, hein.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

Sua opinião é o termômetro do blog e você pode ajudar a melhorá-lo. Gostou da postagem? Comente.
Por ora, estão suspensos os comentários anônimos. Para fazer um comentário, é necessário estar logado em sua conta google (hotmail, gmail, etc.).