Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

UEA já é a quinta maior universidade pública do país

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) já é a quinta maior universidade pública do Brasil em número matrículas, com 25.720 alunos de graduação. Os dados, referentes ao Censo de Educação Superior de 2008, foram divulgados no último dia 27 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação.



As cinco maiores universidades públicas são, pela ordem, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a UEA, que censo anterior ocupava a sexta posição, com 23.813 matrículas.

Os dados do Censo 2008 foram coletados de 25/03/2009 a 12/06/2009. O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Inep, coleta informações sobre as instituições de educação superior (IES) em suas diferentes formas de organização acadêmica e categorias administrativas; os cursos de graduação presenciais ou a distância; os cursos seqüenciais; as vagas oferecidas; as inscrições; as matrículas; os ingressos e concluintes, além de informações sobre as funções docentes.

Os dados de matrícula apontados pelo Censo se aproximam dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a Pnad 2008, 5.932.244 pessoas freqüentaram cursos de graduação no Brasil. A diferença de 124.227 alunos entre os resultados das duas pesquisas pode ser atribuída à utilização de distintas metodologias e em razão do Censo da Educação Superior não incluir matrículas em cursos seqüenciais de formação específica no total de matrículas citado.

Nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), houve um incremento de 21.513 novas vagas na graduação presencial e a distancia, ou 12,2% em relação a 2007. Como conseqüência, a quantidade de candidatos por vaga diminuiu nessas instituições. O Censo 2008 revelou um aumento de 10,1% no número das matrículas em graduação presencial vinculado a instituições federais (IFES) em cidades do interior.

Em relação ao número de instituições de ensino superior em funcionamento, houve uma redução de 29 no Brasil, comparativamente ao ano anterior, finalizando a tendência de crescimento verificada em anos anteriores. Tal diminuição pode ser explicada pela integração de instituições, por fusão ou compra, observada nos últimos anos. De fato, a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em muitos casos, se deu a partir da fusão de Centros Federais de Educação Tecnológica. Essa redução não se refletiu diretamente no ritmo de crescimento do número de vagas, inscritos, ingressos e matrículas.

No que diz respeito à organização acadêmica, as faculdades continuam representando a maior parte das instituições no Brasil, e cerca de 93% delas pertencem ao setor privado. No entanto, 53% dos alunos de graduação presencial estudam em universidades, 33% em faculdades e 14% em centros universitários.

Em 2008 foram ofertadas 463.969 vagas nos cursos de Educação Tecnológica, com um aumento de 17,8% em relação a 2007. As IES privadas são responsáveis por cerca de 94% dessa oferta.

Na graduação a distância, 115 instituições ofereceram 647 cursos em 2008. As matrículas na modalidade de ensino a distância aumentaram 96,9% em relação ao ano anterior e, em 2008, passaram a representar 14,3% do total de matrículas no ensino superior. Além disso, o número de concluintes em EAD cresceu 135% em 2008, comparado a 2007.

Com informações do site do INEP)

Reprodução do site da UEA. Para visualizar na fonte, clique aqui.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é o termômetro do blog e você pode ajudar a melhorá-lo. Gostou da postagem? Comente.
Por ora, estão suspensos os comentários anônimos. Para fazer um comentário, é necessário estar logado em sua conta google (hotmail, gmail, etc.).