Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2012

UFC dos apóstolos


A guerra, antes velada, travada entre as igrejas evangélicas em busca de "fieis" que financiem suas "obras" em troca da salvação, agora tem seu momento mais tenso. No último domingo (18), a Rede Record, que é de propriedade do bispo Edir Macedo, líder da igreja Universal do Reino de Deus levou ao ar, no programa Domingo Espetacular, uma reportagem investigativa onde denuncia o também apóstolo Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, por ter comprado fazendas milionárias e milhares de cabeças de gado com dinheiro da igreja doado por seus "fieis".




Valdemiro é dissidente da IURD, a qual deixou em 1998, justamente para fundar a sua própria igreja. Em pouco tempo, Santiago aumentou absurdamente seu patrimônio, porém, nada que se compare à fortuna de seu rival, o dono da emissora de TV Rede Record. O Ministério Público Federal vai investigar o pastor Valdemiro e sua esposa por suspeita de enriquecimento ilícito e fraude contra o sistema financeiro.  O curioso é que, ironicamente, Edir Macedo também foi denunciado no Ministério Público Federal, por lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha, em setembro do ano passado. Que moral, hein?

O que foi relatado no vídeo é um absurdo e deve sim ser investigado com seriedade e rapidez, para que haja uma resposta à sociedade. Mas, além do aspecto legal das denúncias, existe o não menos importante aspecto moral. É impossível admitir (pelo menos na minha, pelo jeito, incomum opinião) que nos dias de hoje, no Brasil, um país onde o cidadão paga impostos absurdos, ainda existam pessoas (e muuuitas) que abrem mão de parte de seus patrimônios para doarem aos seus líderes religiosos (e me refiro a todas as religiões). O papel da igreja deveria ser o de dar suporte aos seus seguidores, espiritualizar, fortalecer a fé e trazer a paz, e não cobrar para fazer isso.

Gente, eu não sou uma anta, eu sei que uma igreja não desenvolve sozinha, mas espero que ninguém me entenda mal. Não sou contra doações a igrejas ou a instituições de caridade, muito pelo contrário, acho sim que é um dever ajudar as pessoas menos afortunadas, mas que isso não seja uma imposição, pois ao invés de fiel, a pessoa se tornará refém, e na maioria das vezes nem percebe, até porque uma bocada de 10% do salário no final do mês pesa.

A guerra entre as igrejas continua. Marcelo Rezende promete novidades sobre o caso na nova edição do Domingo Espetacular. Como será o contra-golpe do pastor Valdemiro? Aguarde os próximos capítulos. Quem vencerá essa "Guerra Santa"?


Vídeo: r7.com


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é o termômetro do blog e você pode ajudar a melhorá-lo. Gostou da postagem? Comente.
Por ora, estão suspensos os comentários anônimos. Para fazer um comentário, é necessário estar logado em sua conta google (hotmail, gmail, etc.).