Chegou a hora da emoção!!
Campeonatos estaduais chegando às suas fases decisivas e finalmente teremos a volta dos grandes jogos que decidirão os campeões de cada estado.
O que todo mundo percebe, menos os dirigentes das federações, é que algumas fórmulas já estão ultrapassadas e que só servem para atrapalhar os grandes clubes na preparação para os grandes campeonatos que se seguem aos estaduais. O melhor exemplo é o do campeonato paulista, que tem a participação de 20 times, com vários jogos sofríveis na primeira fase, para no final, se classificarem oito times, um exagero. O carioca, assim como o gaúcho têm fórmulas melhores, mais emocionantes, mas que também pecam na quantidade de participantes, 16. Já o campeonato mineiro, apesar de ter a mesma fórmula do Paulistão, tem 8 times participantes a menos, e na minha opinião, 12 times é a quantidade ideal.
Críticas à parte, vamos à análise dos confrontos decisivos:
Paulistão
O Campeonato Paulista, apesar de afirmarem ser o mais difícil do país, poucas vezes apresenta grandes novidades, e como sempre, um grande é campeão, então não sei para que insistem com tantos times. Nas quartas-de-final, os confrontos ficaram assim:
O Corinthians, 1º colocado na primeira fase enfrenta a Ponte Preta, que terminou em 8º. Apesar de estar classificado também na Taça Libertadores, o técnico Tite diz que não vai poupar jogadores para os jogos do Paulistão.
São Paulo, que perdeu seu último jogo para o Linense, e Bragantino se enfrentam na busca por uma vaga nas semi. Com o Luis Fabiano em boa fase, e o time classificado para a próxima fase da Copa do Brasil, Leão, que já estava há muito tempo sem trabalhar, espera reafirmar sua volta com o título do Paulistão.
Santos e Mogi Mirim e Guarani e Palmeiras se enfrentam nos outros dois jogos decisivos. O Santos aposta na força do seu elenco, de seu treinador e obviamente, em Neymar, que a cada dia surpreende com seu futebol, apesar de também estar brigando pela Libertadores, me parece ser o time mais preparado para conquistar o Paulistão. Time tem. Já o Palmeiras é um time com muitas limitações. Felipão até hoje não disse a que veio, Valdívia só vive machucado e fora de ritmo e o seu grande "reforço" acabou de se contundir, vai ter que jogar muita bola para não ser eliminado já nessa fase.
Campeonato Mineiro
Nas semi-finais, Cruzeiro e Atlético são os grandes favoritos em seus confrontos para avançar à decisão, contra América e Tupi, respectivamente. Wellinton Paulista, artilheiro do campeonato é a grande arma da Raposa para os jogos decisivos, enquanto o Galo aposta suas fichas na base montada no Brasileirão do ano passado, com a permanência de André, por exemplo e na reafirmação do técnico Cuca. Acho que o Galo leva.
Campeonato Gaúcho

Campeonato Carioca

Na primeira disputa, o Bangu, que se classificou para as semifinais ao mesmo tempo em que escapou do rebaixamento, e há muito tempo não figura entre os grandes do futebol carioca encara o Botafogo de igual pra igual, justamente levando em conta a campanha que fez no segundo turno, já o Botafogo, tem em Jobson e Loco Abreu suas maiores armas para chegar à decisão do turno. Em tese, é o confronto mais fácil.
Na outra semifinal, Vasco e Flamengo duelam mais uma vez para chegar a uma decisão de turno. Na Taça Guanabara, o Vasco levou a melhor ganhando por 2 a 1. O duelo promete ter contornos dramáticos para o Flamengo que, se for eliminado, vai ficar um mês sem jogar em uma competição oficial, até o início do Brasileirão, já que foi o único brasileiro eliminado na primeira fase da Taça Libertadores. Para o Vasco, mesmo disputando o torneio internacional, este campeonato carioca também é muito importante, já que não o vence desde 2003.
Dedé, Ronaldinho Gaúcho, Juninho Pernambucano, Vagner Love, Felipe e Léo Moura são apenas uma mostra do nível do confronto do próximo domingo. Prever um resultado é impossível, a única certeza é a de um grande jogo. Quem será que leva a melhor?
Grandes times, grandes jogos. Esses são os estaduais que o povo gosta de ver. Chegou a hora de os torcedores espalhados por todo o Brasil sorrirem ou chorarem, zuarem ou serem zuados, mas com a consciência de que o futebol é apenas um esporte, e que a violência não serve como desculpa para o fracasso do seu time ou como euforia pela comemoração.
Semana que vem a gente volta para zuar os derrotados e exaltar os vencedores. Até lá!
Fotos: Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é o termômetro do blog e você pode ajudar a melhorá-lo. Gostou da postagem? Comente.
Por ora, estão suspensos os comentários anônimos. Para fazer um comentário, é necessário estar logado em sua conta google (hotmail, gmail, etc.).