Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Energia Nuclear: conheça os seus efeitos no corpo humano


O Guiblogado é, na sua essência, um blog de humor, entretanto às vezes, como já fizemos diversas vezes, é preciso falar sério também.

No mês passado, um terremoto seguido de uma tsunami arrasaram as cidades da costa do Japão, e deixaram dezenas de milhares de mortos. Se isso já não fosse o bastante, as ondas ainda atingiram a usina nuclear de Fukushima, causando um acidente nuclear que deixou milhares de pessoas expostas à radiação. Sei que tudo isso vocês já sabem porque meus leitores são sempre bem atualizados, o que vocês podem não saber é o efeito que a radiação  de energia nuclear causa no ser humano.

Numa das minhas navegações na blogosfera, descobri esse post do blog Dudu Tomaselli, no qual ele publica as fotos e um vídeo narrado pelo próprio fotógrafo Paul Fusco, que esteve na cidade ucraniana de Chernobyl, local do maior acidente nuclear da história em 26 de abril de 1986. Só para se ter uma ideia, a radiação em Chernobyl foi 400 vezes maior do que a bomba atômica qua afetou a cidade japonesa de Hiroshima, na Segunda Guerra Mundial.

Clique na imagem acima para ver as fotos de Paul Fusco

Veja alguns trechos da narrativa:

Alesya era uma menina quando foi diagnosticada com câncer. Tinha sido exposta à radiação quando era muito pequena, com mais ou menos 2 anos, quando começou a correr para brincar.
E nesse dia a chuva era escura e oleosa e ficou conhecida como a chuva negra de Chernobyl. Nove anos depois ela estava com leucemia.
Eu me encontrei com ela no hospital quando ela tinha dezesseis. Esta garota de dezesseis anos era muito bonita. Eu voltei no dia seguinte e Alesya estava em coma. E seus pais estavam devastados. Era um dia terrível para se ver uma mãe perder sua filha.

Sei que é muito triste e que talvez você não goste de saber sobre isso, mas se você não clicar aqui ou na imagem acima, nunca saberá o que aquelas pessoas inocentes passaram e o perigo que correm as pessoas que foram expostas à radiação em Fukushima.


Como diria o meu amigo Victor do Mundo Invertido, toda ação tem uma reação, e ultimamente, a reação da natureza tem sido impiedosa.

Comente


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. É triste mesmo você estar rodeado pelo inimigo que não se pode ver. Isso também entra no contexto da energia nuclear, essa energia é fundamental, mas é muito perigosa. Falando em radiação, não podemos esquecer de citar um caso que esta mais perto de nós, o Césio 137 em Goiânia.

    ResponderExcluir

Sua opinião é o termômetro do blog e você pode ajudar a melhorá-lo. Gostou da postagem? Comente.
Por ora, estão suspensos os comentários anônimos. Para fazer um comentário, é necessário estar logado em sua conta google (hotmail, gmail, etc.).